segunda-feira, 20 de junho de 2011

De volta ao batente!!!

BREVES DIVAGAÇÕES FILOSOFAIS...

Olá! Antes de tudo... desculpem pelos eventuais erros gramaticais. Revisões aumentam meu senso crítica a ponto de desistir de postar. Cada vez que leio acabo reformulando o texto, o que atrasa ainda mais a postagem. Estou trabalhando para resolver esse probleminha, e as possíveis correções serão feitas com o tempo.

No último post adiantamos que na próxima atualização trataríamos de novo concurso de se aproximava. Isso foi há quase 1 ANO ATRÁS!!! Por motivos alheios a minha vontade não dei seguimento aos pot's sobre o concurso, infelizmente. Às portas de um novo concurso, entendo que não adianta esperar um momento ou condições perfeitas para escrever algo, tampouco manter minha severa auto-crítica em estado made on, pois é fato que esta é a maior razão para ausência de atualizações. A cada revisão de texto vem infinitas modificações, objetivando aparar as adiposidades decorrentes de um fluxo alto de idéias, dispostas sem total controle. Essa pode ser a oportunidade perfeita para organizar meus pensamentos.

É bom deixar claro que esta coluna reflete uma opnião pessoal, e se dedica a acompanhar de perto eventos que concretizam de forma mais contundente a comoção que gira em torno da imagem e beleza feminina: os concursos de beleza. Sim... conforme analogia feita na postagem enterior, concursos de beleza guardam similaridade com competições que, como as Olimpíadas ou Copa do Mundo, contam com a participação de vários países, e que agraciam com o prêmio máximo a participante que mais se esforçou, mais se preparou e que demostrou mais garra e determinação até o final.

DE VOLTA AO PASSADO...

Voltando a falar de concursos, alguns desses ocorrem há muitos anos, alcançando níveis altíssimos de qualidade e sofisticação na produção, tornando-se populares não só nas regiões em que ocorrem, mas ganhando também repercussão internacional. De início, vamos focalizar num dos mais conhecidos por nós, brasileiros, que apesar de já termos sido uma grande potência em concursos de beleza hoje não gozamos de muito prestigio internacional. (É bom deixar claro que ao olhar estrangeiro nunca deixamos de ser o lugar das mulheres mais lindas, vide Gisele Bundchen, Alessandra Ambrósio e Adriana Lima – só para citar algumas cujo nome tem projeção mundial)

Tríade Alessandra, Adriana e Gisele - Supermodelos que devolveram às brasileiras o título de mulheres mais lindas do mundo!
 
GAETA - Nayla e Boanerges : Atuais donos da franquia nacional do Miss Universo.

O Miss Brasil Oficial, produzido pela GAETA Eventos e Comunicação, é de fato o certame que conta com o maior número de seguidores, audiência e patrocinadores, ou seja, é o concurso mais popular nas terras tupiniquins. Mas tal popularidade infelizmente não chega a 1/10 daquela alcançada entre as décadas de 50 e 70, quando o evento de escolha da Miss Brasil lotava estádios como o Maracananzinho, e chegava a ter audiência superior à final de Copa do Mundo. Os tempos eram outros, os conceitos de beleza feminina compartilhados pelo senso comum também, e, principalmente, a aura que permeava os concursos e suas participantes gerava uma atração mágica entre este universo e aqueles que o acompanhavam. Aquelas mulheres deixavam de ser meras mortais, e se tornavam deusas, dignas de serem admiradas. Elas traziam alegria e orgulho ufanista, deixando sua marca na história e nos corações daqueles que repousassem seus olhos em tamanha beleza.

Os anos se passaram. A sociedade e o mundo como um todo mudaram. A concepção sobre a imagem da mulher então mudou profundamente. Se nas primeiras décadas o prêmio maior era um casaco de vison, jóias, e conseguir visibilidade para conquistar um bom casamento, nas décadas seguintes as transformações fizeram com que as mulheres legitimassem o direito de ter suas próprias conquistas. As mulheres no mundo passaram a trabalhar, a se fazer ouvir, a lutar pelos seus direitos e prazer. E tudo isso refletiu nos concursos de beleza – não necessariamente de forma contemporânea.

Elas antes, em 1952, no primeiro concurso Miss Universo...

... Eeas hoje, no último concurso realizado, em 2010.

Marta Richa - A 1ª a fazer história.
Para quiser se aventurar, assistir a um concurso de 40 e 50 anos atrás torna-se uma prazerosa experiência de constatar as mudanças pelas quais o ideal feminino passou – não só no imaginário coletivo, mas também no que tange à auto-imagem. Também vale para perceber a evolução do visual adotado pelas moças no transcorrer das décadas, as mudanças de comportamento diante das câmeras, os formatos adotados pelas produções, etc.

Em 1954 aconteceu em Petropólis – RJ a primeira edição do concurso que viria a ser o principal concurso de beleza das terras brasileiras. Até aquela momento, o Brasil já tinha se aventurado algumas poucas vezes em eventos ancestrais similares, ganhando, inclusive, mas foi com Marta Rocha (sim... aquelas das famosas 2 polegadas a mais) que o Brasil estreou (com o pé direito, por sinal) no maior concurso de beleza da era moderna – o Miss Universo, do qual é “filial” até hoje (o Brasil deixou de participar uma única vez). Naquele ano o Brasil ficou em 2º lugar – o que os americanos chamam de first runner-up. Apenas 2 anos antes, em 1952, ocorrera o primeiro evento da “matriz”, que premiou a finlandesa Armi Kuusela.

O ano agora é 2011. Ocorrerá em 12 de setembro a 60ª versão do concurso mais popular do planeta. Como se não fosse motivo suficiente para acompanhar a premiação, a cidade de São Paulo foi escolhida como sede para os eventos preliminares e premiação final televisionada. Pela primeira vez o Brasil vai ser o anfitrião do Miss Universo, o que vai gerar ainda mais repercusão internacional ao reforçar a imagem de nação festeira. O Brasil marca seu lugar dentre os maiores palcos internacionais pela sua  viábilidade em produzir grandes espetáculos. Podemos esperar uma prévia do que será as aberturas da Copa em 2014 e Olimpíadas em 2016??? Tomara que sim.

No próximo post vamos direto ao que interessa - O Miss Brasil acontece em julho, e a mairia dos Estados já elegeram suas representates. O que estará acontecendo por aqui?? Como tem sido nosso histórico no certame??? O que podemos esperar para esse ano, em que a vencedora será a anfitriã das demais candidatas ao Miss Universo???

No próximo descubriremos. Deixo aki meu compromisso moral em fazer uma nova postagem até 27/06/2011.

Até lá.

Um comentário: